quinta-feira, 7 de abril de 2011

Revisão BROFFICE / LINUX

PERGUNTAS BROFFICE - LINUX:

1. O Impress é capaz de exportar uma apresentação para o formato PDF?

2. O que é JRE/JDK?

3. Julgue: No BROffice Impress, a opção Recarregar, disponibilizada no menu Arquivo, permite substituir a apresentação atual, a qual sofreu alterações que não se deseja salvar, mantendo-se a última versão salva.

4. O BrOffice Calc é um aplicativo que possui as mesmas funcionalidades do Microsoft Excel e apresenta os mesmos símbolos de botões para facilitar a utilização por usuários que fazem uso simultâneo desses aplicativos.

5. Julgue: Ao se clicar a tecla Print Screen do teclado do computador, uma réplica da imagem na tela do monitor será copiada para a área de trabalho e poderá ser inserida em um texto que esteja sendo editado com o Writer do BrOffice.

6. O que faz o atalho Ctrl+F2 no CALC?

7. Qual a diferença de média e mediana?

8. Julgue: Para se tirar a média de cinco células (A1:A5), sendo que as células A3 e a A4 estão vazias, estes valores serão considerados como “zero” para o cálculo da Média.

9. Qual o cliente de email do Linux?

10. Julgue: O syslog é um sistema para geração de logs bastante usado em sistemas Linux. O syslog fornece uma interface para que o kernel do sistema e as aplicações que são executados no sistema possam enviar informações acerca de eventos relevantes para a geração dos logs pertinentes.

11. Informe ao menos 4 versões do Linux.

12. Julgue: O Linux oferece a opção de que um novo usuário possa abrir uma sessão de uso do ambiente para utilizar seus aplicativos mesmo que outro usuário esteja logado no sistema.

13. Informe para que serve os seguintes comandos: mkdir, rm, mv e ls.

14. Quais os gerenciadores mais utilizados no Linux?

15. Julgue: O Linux opera com a leitura de executáveis sob demanda. Fichar

16. Julgue: Após o reboot do sistema operacional, no arquivo instal.log, em /root, encontram-se os pacotes que foram instalados.

17. Julgue: Por meio do processo de escolha de pacotes, o usuário pode selecionar software que já estão pré-compilados para o funcionamento com o Fedora 10.

18. Julgue: Em relação a instalação do Linux Fedora 10, o particionamento de disco pode ser feito de maneira automática ou pode ser definido pelo usuário.

19. Julgue: No Linux, o diretório raiz, que é representado pela barra /, e o diretório representado por /dev servem para duas funções primordiais ao funcionamento do ambiente: o primeiro é onde fica localizada a estrutura de diretórios e subdiretórios do sistema; o segundo é onde ficam os arquivos de dispositivos de hardware do computador em que o Linux está instalado.

20. Julgue: O BrOffice.org pode ser configurado para ser o editor padrão de arquivos DOC (Word), XLS (Excel) e PPT (PowerPoint).

21. Julgue: O requisito mínimo para sistema operacional Windows do Office 2007 é Windows XP com SP2.

22. Julgue: No Linux, por padrão, o aplicativo Grub é usado para enviar um correio eletrônico para destinatário na Internet.

23. Julgue: O KDE Control Center do Linux é uma ferramenta equivalente ao Painel de Controle do Windows e serve, por exemplo, para o gerenciamento de conexões de rede.

24. Julgue: Uma página que estiver sendo visualizada com o Internet Explorer pode ser salva como um arquivo do Writer do BrOffice, caso este seja o editor de texto instalado no computador.

25. Para facilitar a publicação de arquivos na Internet, usuários do aplicativo Impress podem visualizar uma apresentação de slides em forma de arquivo HTML por meio da opção Visualizar no Navegador da Web, disponível no menu Arquivo.

26. Quais são as extensões do BRoffice?

27. Julgue: MacOS, Linux, FreeBSD são sistemas operacionais que podem ser utilizados em um computador Macintosh com processador PowerPC.

28. Julgue: No Impress, a forma de edição de eslaides pode ser definida pelo usuário, que dispõe, entre outras, dos modos de exibição em Estrutura de tópicos, Notas, Folhetos e Classificador de slides.

29. Julgue: O BROffice é um ambiente de software livre que pode ser utilizado em diversos sistemas operacionais diferentes, como o Linux, o Solaris e o Windows.

30. Julgue: Para se criar um recuo à esquerda e outro à direita do trecho de texto mostrado, é suficiente selecionar esse trecho, clicar a opção Parágrafo do menu formatar, clicar a guia Recuos e espaçamento, digitar os valores solicitados e clicar OK.

31. Julgue: No Writer do BROffice, a opção Alterar capitalização, disponível no menu Formatar, permite inverter a fonte usada no texto entre maiúsculas e minúsculas.

32. Julgue: Configurando-se as opções de impressão de um texto editado no Writer do BrOffice é possível passar para o papel as marcas de parágrafo, paradas de tabulação e quebras de linha.

33. Julgue: O carregamento (boot) do sistema operacional Linux pode ser gerenciado pelo programa LILO.

34. Julgue: Entre as diferentes distribuições do sistema operacional Linux estão a Debian, Conectiva, Turbo Linux e Slackware.

35. Julgue: Nautilus é um programa semelhante ao Windows Explorer que permite gerenciar arquivos.

36. Julgue: No sistema operacional Linux, um ponto (.) no início do nome identifica os arquivos ocultos.

37. Julgue: Na criação de uma conta de usuário no Linux, origina-se um diretório de base, o qual é populado com um conjunto de arquivos padrão, copiados do diretório /etc/skel.

38. Julgue: O Linux é pouco vulnerável a vírus de computador devido à separação de privilégios entre processos, desde que sejam respeitadas as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas.

39. Julgue: No sistema operacional Linux típico, o subdiretório /dev do diretório raiz contém os arquivos executáveis (binários) de comandos essenciais pertencentes ao sistema, e que são usados com frequência pelas aplicações.

40. Julgue: Em ambiente operacional, o gerenciador de arquivos é utilizado para se visualizar a estrutura de diretórios e respectivos arquivos. No Linux, o Konqueror constitui exemplo de gerenciador de arquivos.

41. Julgue: No Linux, os comandos rm e cp permitem, respectivamente, remover e copiar um ou mais arquivos.

42. Julgue: O Linux tem-se tornado atrativo para uso em função da redução progressiva do custo de suas versões, que se tornam mais baratas quando comparadas às soluções de mercado, além de ser mais fácil de se instalar.

43. Julgue: O KDE Control Center oferece opções de configuração do ambiente Linux, tendo funcionalidades equivalentes às do Painel de controle do Windows.

44. Julgue: No Linux, Konqueror é um editor de textos que tem funcionalidades semelhantes às do Word, mas permite acesso a arquivos em diversos formatos, além do .doc.







RESPOSTAS BROFFICE - LINUX:

1- Correto.

2- O JDK (Java Development Kit) é um grande "pacote" com tudo o que o desenvolvedor necessita para trabalhar com Java, como por exemplo, o compilador Java (javac), Java Debugger (javadb) e a JVM (Java virtual Machine). O JRE é um pacote mais restrito, utilizado apenas para executar aplicações Java. É composto principalmente pela JVM, e vem com a biblioteca padrão. O uso do JRE Java é necessário apenas quando há necessidade de usar as funcionalidades do BrOffice que usam Java.

3- Correto. Substitui o documento atual pela última versão salva. Todas alterações efetuadas após o último salvamento serão perdidas. Para acessar este comando escolha Arquivo – Recarregar.

4- Errado.

5- Errado.

6- Assistente de funções.

7- Adoram confundir a função MEDIA com a função MEDIANA. * MEDIA, pega todos os números e divide pela quantidade de números. Ex: 10,20,30,40,40 (5 números) = 140 (soma deles) dividido por 5 (quantidade de números) = 28 (sua MEDIA) * MEDIANA, veja quantos números são. Se for PAR, pega-se os dois centrais. Ex: 10,20,30,40,50,60 (6 números = par). Pega o 30 e o 40 (agora some eles, divida por 2 e ache sua MEDIANA). Se for IMPAR, pega-se ele. Ex: 10,20,30,40,50 (5 números = impar / MEDIANA = 30).

8- Errado. Serão desconsiderados, calculando-se apenas sobre os 3 valores restantes.

9- O programa de correio eletrônico mais usado em Linux é Thunderbird.

10- Correto.

11- Ubuntu, Mandriva e Fedora, Conectiva (braço brasileiro da Mandriva), Kurumin (brasileira), Debian BR CDD (brasileira), Debian, Gentoo, Knoppix, Red Hat, Slackware, SUSE, Yellow Dog Linux (para Mac).

12- Correto

13- Mkdir (diretório): cria um diretório, por exemplo, mkdir infowester cria uma pasta de nome infowester; rm (arquivo): apaga o arquivo especificado; mv (origem destino): move o arquivo ou o diretório para o destino especificado; ls: lista os arquivos e diretórios da pasta atual;

14- O GNOME disputa espaço com o KDE, e juntos eles dominam os sistemas de desktop para Linux. O Gnome usa uma interface bastante bonita e agora traz consigo um pacote de aplicativos contendo editor de texto, planilha e agenda. Traz o Nautilus como gerenciador de arquivos e desktop. Assim como o KDE, o Gnome não é um simples gerenciador de janelas, mas sim um desktop, com um conjunto de bibliotecas e vários programas que facilitam o uso e configuração do sistema. Blackbox cumpre a mesma função, mas seu diferencial é o fato dele ser uma interface completamente nova, diferente do Windows, MacOS, KDE e Gnome. O Blackbox foi desenvolvido do zero, tendo em mente um ambiente simples e rápido, mas ao mesmo tempo funcional.

15- Correto.

16- Correto.

17- Correto. Hoje em dia a grande maioria das distribuições de Linux vem com uma gama de softwares de grande utilidade em seu próprio cd de instalação. O usuário pode escolher esses pacotes para assim ser feita a instalação desses programas.

18- Correto.

19- Correto. Pasta "/dev" - Pasta que contém arquivos que representam dispositivos de hardware e que são essenciais para o bom funcionamento do sistema.

20- Correto.

21- Correto.

22- Em computação, GNU GRUB (ou apenas GRUB) é um multi-carregador de um sistema operacional (multi boot boot-loader) criado pelo projeto GNU. É utilizado, normalmente, quando se deseja que um computador tenha dual booting, ou seja, que o usuário possa escolher ao iniciar a máquina, um sistema operacional (SO) dentre dois ou mais sistemas instalados. Em termos técnicos ele é um programa que pode carregar qualquer arquivo (ficheiro) executável com um cabeçalho multi boot nos seus primeiros 8 kB. Este cabeçalho consiste uma sequência de bits com: 32 bits de um "número mágico", 32 bits de flags mais 32 bits de um outro número mágico seguidos pela imagem do arquivo executável.

23- Correto.

24- Errado.

25- Correto.

26- OPEN DOCUMENT FORMAT (ODF) tem as seguintes extensões : * .odt para documentos de texto (text) * .ott para documentos de texto modelo (template text) * .ods para planilhas eletrônicas (spreadsheets) * .ots para planilhas eletrônicas - modelo (template spreadsheets) * .odp para apresentações (presentations) * .otp para apresentações - modelo (template presentations) * .odb para banco de dados (database) * .odj para documentos mestre (document master).

27- Correto.

28- Correto.

29- Correto.

30- Correto.

31- Correto. Já no BROffice Writer 3.0: Menu Formatar > Alterar Caixa.

32- Errado.

33- Correto. Carregamento (boot) do sistema operacional Linux pode ser gerenciado pelo programa LILO ou pelo GRUB. GERENCIADORES DE INICIALIZAÇÃO DO LINUX: Logo após a primeira parte da inicialização, um gerenciador de inicialização é carregado. Sua principal função é gerenciar as várias partições do disco rígido, permitindo que o usuário possa escolher entre as opções disponíveis. O gerenciador de inicialização é geralmente utilizado quando existe mais de um sistema operacional na máquina. Há dois principais gerenciadores de inicialização do Linux: o LILO e o Grub, descrevendo suas principais características e opções. LILO: O LILO é um gerenciador de inicialização utilizado por muitas distribuições. É um dos gerenciadores mais versáteis. Algumas das características do LILO são: * É possível inicializar o LILO de vários dispositivos diferentes (incluindo disquete); * Pode ser instalado no MBR ou no setor de inicialização de uma partição; * Ele não possui arquivos ocultos nem uma partição especial. Além disso, seus arquivos de configuração podem ser instalados em qualquer partição (mesmo as partições que não são Linux). * Ele pode inicializar várias configurações de kernel e até mesmo vários kernels diferentes.

34- Correto.

35- Correto.

36- Correto. Arquivos cujo nome iniciam com (.) são arquivos ocultos. Arquivos executáveis são marcados com um asterisco ao final do nome. Não há extensões obrigatórias, como .COM e .EXE Para Programas, ou .BAT Para arquivos de lote. Alguns caracteres não devem ser usados: ! $ & etc; Letras maiúsculas e minúsculas em nomes-de-arquivos e comandos são diferentes; esse conceito é denominado CASE-SENSITIVE. Portanto, "NOMEARQ.tar.gz" e "nomearq.tar.gz" são dois arquivos diferentes. "ls" é um comando; "LS" é um erro. Arquivos têm nomes-de-arquivos que obedecem a regras esPeciais, são gravados em diretórios e alguns são executáveis. No Linux podemos usar nomes-de-arquivos mais longos (com até 255 caracteres), e com mais de um ponto, Por ex., "este_eh.um.nome_de_arquivo.MUITO.longo".

37- Correto.

38- Correto.

39- Errado. O diretório "/dev" (Devices), de entrada e saída, possui arquivos que representam dispositivos de hardware do computador, desde o teclado e mouse até o HD e gravador de CD que são representados por arquivos de "/dev". Os diretórios são, na verdade, atalhos aos equipamentos de hardware. Esses arquivos ainda não estão prontos para serem acessados diretamente, é necessário usar um comando (mount) para criar uma pasta que os acesse. O diretório "/bin" é que são arquivos binários de comandos essenciais do sistema, como o su, tar, cat, rm, pwd, etc. Geralmente isso soma de 5 a 7 MB, pouca coisa. Diferente do diretório "/sbin" que corresponde aos arquivos de sistemas essenciais binários do superusuário, responsável pela manutenção do sistema. O grosso dos P programas fica instalado dentro do diretório "/usr" (de Unix System Resources ou Recursos de Sistema Unix). Este é sem dúvidas o diretório com mais arquivos em qualquer distribuição Linux, pois aqui é que ficam os executáveis e bibliotecas de todos os principais programas.

40- Correto.

41- Correto.

42- Errado. São gratuitas.

43- Certo.

44- Errado. Konqueror funciona como web browser ou até mesmo como um visualizador de arquivos. Ele pode reproduzir vídeo, som, visualizar imagens, páginas html locais e em rede, documentos de texto, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário